quinta-feira, 8 de maio de 2008

Isolamento térmico

Um bom isolamento térmico é fundamental porque garante o conforto térmico da casa e permite uma redução considerável no consumo de energia, uma vez que reduz as perdas de calor para o exterior no Inverno e os ganhos de calor no Verão.

Grande parte das perdas de calor de uma habitação deve-se às janelas e às portadas, devido à fraca resistência térmica do vidro e à existência de folgas, respectivamente. Para colmatar estas falhas, decidimos aplicar na nossa casa vidro duplo em todas as superfícies vidradas, uma vez que a camada de ar existente entre os dois vidros permite um bom isolamento térmico e acústico, reduzindo assim o consumo de energia e atenuando o ruído exterior. No que se refere às frinchas presentes nas portas e nas janelas, e de modo a evitar as perdas de energia, a melhor solução é calafetá-las com fita adesiva de espuma.

Apesar de as perdas energéticas não serem tão relevantes ao nível das paredes, sobretudo em comparação com superfícies vidradas, é também conveniente o recurso a paredes duplas, que são constituídas por dois panos de alvenaria com um espaço de ar de separação. Este tipo de parede, para além de ajudar no que se refere ao desempenho térmico do edifício, contribui para isolar o interior da casa contra a humidade interior. No sentido de maximizar estes efeitos, a nossa casa inclui, no já referido espaço de ar que separa a parte externa da parte interna da parede, placas de espuma de poliestireno extrudido (XPS), que são caracterizadas por grande rigidez e estabilidade, insensibilidade à humidade e à água e excelente condutividade térmica (ou seja, muito baixa).

4 comentários:

Anônimo disse...

porque não entraram no concurso da universidade católica? ganhavam sem dúvida! Isto é um exagero de pormenor na descrição do que vai ser utilizado! e fazer a casa tridimensional deve ser muito complicado, exige grande concentração e muita perfeição! boa sorte

Anônimo disse...

Concordo com o diogo!
tinham grandes possibilidades de ganhar!
Têm um optimo trabalho!

Anônimo disse...

Bom dia. Somos um grupo de Área de Projecto de 12º ano de uma escola do Funchal, Madeira. Estamos a realizar um projecto muito parecido ao vosso e queriamos vos perguntar se nos podiam fornecer o nome do programa com o qual fizeram a projecção da casa e a respectiva planta. Obrigado. Antenciosamente,
Ana Carrelhas

Meu e-mail: ana_carrelhas@hotmail.com

FunMaker disse...

Economia de energia e materiais este é o rumo, o futuro.



http://sobrado-novo.blogspot.com/