terça-feira, 29 de abril de 2008

Introdução e definição de casa auto-suficiente

Bem vindo ao nosso blog. Neste espaço pretendemos explicar em que consiste uma casa auto-suficiente, ou autónoma, e dar algumas informações acerca da casa modelo que estamos a idealizar (sendo que não parte das nossas intenções que esta casa passe para além do papel).

Em traços gerais, podemos definir uma casa auto-suficiente, ou autónoma, como sendo uma habitação que produz energia suficiente para o seu funcionamento diário (através de fontes renováveis), obtém a sua própria água e gere de forma inteligente os recursos de que dispõe. Trata-se portanto de uma casa independente relativamente ao exterior, notoriamente em relação às redes públicas de abastecimento (como a rede eléctrica e o sistema municipal de abastecimento de água). Obviamente, a independência não é total, visto que isso implicaria a produção de alimentos, entre outras actividades dificilmente realizáveis.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo bom trabalho! Acho que a informação está bem organizada e bastante perceptível, para quem nunca ouviu falar de alguns conceitos.
Uma pergunta: Consideram que a casa auto-suficiente é uma alternativa viável? Não sei se já existe/existem alguma(s) construídas e habitadas, mas, com as implicações estéticas e financeiras inerentes ao projecto, acham que a médio prazo vai haver adesão, investimento, competitividade e redução de custos que permitam um acesso mais alargado a este tipo de casas?

Anônimo disse...

grande trabalho rapazes! não percebo como tiveram tão más notas no período passado! este trabalho está fenomenal e a casa esteticamente perfeita! vocês têm futuro sem dúvida! na nossa turma, com metade do vosso trabalho tinhamos 20! abraço

Raquel disse...

Parabéns pelo optimo trabalho!
Tenho a certeza que vao conseguir ter bosn resultados no final deste período!

Anônimo disse...

Bom dia. Somos um grupo de Área de Projecto de 12º ano de uma escola do Funchal, Madeira. Estamos a realizar um projecto muito parecido ao vosso e queriamos vos perguntar se nos podiam fornecer o nome do programa com o qual fizeram a projecção da casa e a respectiva planta. Obrigado. Antenciosamente,
Ana Carrelhas

Meu e-mail: ana_carrelhas@hotmail.com

pauloj2010 disse...

Boa noite,
em 1.º lugar os meus parabens pelo excelente trabalho aqui apresentado.
em 2.º lugar pretendia saber se por acaso têm algum trabalho, ou conhecem, sobre o reaproveitamento de águas residuais da cozinha e wc bem como de tratamento para serem utilizadas novamente por exemplo na rega de jardins ou lavagens.
agradecia que me enviassem para o meu e-mail.
paulojorge2010@gmail.com

Unknown disse...

A CASA PRO ERA é um serviço chave na mão, as casas são de arquitectura Bio Climática, para saber mais sobre este serviço chave na mão visite www.casaproera.com e descarregue o catalogo para ver os modelos, veja os videos ou contacte-nos