terça-feira, 29 de abril de 2008

Água

A água é, talvez, o mais importante dos recursos, pelo facto de ser indispensável à vida humana. Existem várias maneiras de a obter e de a conservar. O método mais viável é realização de um furo, que permite a captação de água subterrânea. Como curiosidade, refira-se que a versão ancestral deste método teve a sua origem no neolítico, ou seja, aproximadamente há 10.000 anos. Hoje em dia, graças à utilização de instrumentos mecânicos, os furos são muito mais profundos e estreitos do que seria possível recorrendo apenas ao trabalho humano.

No que se refere à nossa casa modelo, a solução escolhida para a obtenção de água foi o recurso a um furo de captação de água subterrânea (furo artesiano). Existem dois métodos de furação frequentemente utilizados, que são a rotação com circulação directa de lamas (para terrenos não rochosos, constituídos por argilas, saibros, etc.) e a furação por martelo de fundo de furo (para terrenos rochosos, tais como os que se encontram na cidade do Porto, constituídos por calcários, granitos, xistos, etc.). A coluna definitiva a aplicar no furo é composta por tubos fechados e tubos ralos (por onde entra a água) colocados no interior do mesmo e é envolta em filtro seixo na zona de captação de água e em material isolante na parte superior. O filtro seixo, cuja função é filtrar a água para que não arraste partículas finas para o interior de furo, é constituído por areão de granulometria conhecida e de natureza siliciosa (para não prejudicar a qualidade da água). As diferentes partes de um furo tipo podem ser observadas na figura seguinte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia. Somos um grupo de Área de Projecto de 12º ano de uma escola do Funchal, Madeira. Estamos a realizar um projecto muito parecido ao vosso e queriamos vos perguntar se nos podiam fornecer o nome do programa com o qual fizeram a projecção da casa e a respectiva planta. Obrigado. Antenciosamente,
Ana Carrelhas

Meu e-mail: ana_carrelhas@hotmail.com