terça-feira, 6 de maio de 2008

Alicerces

Os alicerces são a base de todas as casas, tendo, por essa razão, uma grande importância. Foi isso, juntamente com o facto de serem uma parte relativamente desconhecida de qualquer edifício, que nos levou explicar a composição e o processo de construção dos alicerces, apesar de não estarem directamente relacionados com a auto-suficiência de uma habitação.

Primeiramente, convém referir que a função primordial de um alicerce é dar solidez e transmitir para o terreno todo o peso da casa. Um bom alicerce deve ser feito com vigas de concreto armado, excepto no caso de casas térreas situadas em terreno bem firme, e deve assentar numa camada de terreno homogénea e sem raízes, nunca a menos de 40 centímetros de profundidade. A constituição do alicerce deve ser a descrita na figura 4.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente trabalho!

Anônimo disse...

Bom dia. Somos um grupo de Área de Projecto de 12º ano de uma escola do Funchal, Madeira. Estamos a realizar um projecto muito parecido ao vosso e queriamos vos perguntar se nos podiam fornecer o nome do programa com o qual fizeram a projecção da casa e a respectiva planta. Obrigado. Antenciosamente,
Ana Carrelhas

Meu e-mail: ana_carrelhas@hotmail.com